Click here to enlarge

Bom dia leitores, hoje venho relatar uma nova doença que tive no meu aquário e o respectivo tratamento, eu tive sucesso no combate da doença pois o meu barbo sobreviveu e ficou de boa saúde, mas depois na introdução do mesmo no aquário principal é que não teve o resultado que pretendia, uma vez que o aquário ainda não estava nas devidas condições o barbo voltou a ser afectado pela doença e não resistiu ao segunto foco, mas acredito que se tudo for seguido á risca pode safar vários peixes que sejam afectados por esta doença.

Segue-se uma pequena descrição e como deve proceder em caso desta doença.

A hidropsia não é uma doença mas sim o resultado de vários sintomas de outras doenças, esta ocorre quando há retenção de liquidos pela parte abdominal, musculos e pele do peixe, tendo consequências para todos os orgãos.

Causa: a bactéria Pseudomonas puntacta, há varias causas para o aperecimento desta bactéria, mas a mais usual é o excesso de nitratos.

Prevenção: esta doença pode ser prevenida como todas as outras, ou seja fazendo trocas de água periódicas, um bom sistema de filtragem, não alimentar em excesso os peixes, varia na alimentação, superpopulação e a limpeza do fundo, a temperatura do aquário deve estar a uma temperatura o mais constante possivel e de acordo com as necessidades das espécies, a luz tambem é um factor importante uma vez que há peixes que tem diferentes necessidades...

Tratamento: colocar o peixe num aquário hospitalar, ou então um recipente separado no aquário principal desde que não haja trocas de água serve.. a água deve ter boa aeração, neste sistema não pode ter filtragem... usar sal grosso, sem iodo uma colher de sopa para 10 litros e fazer uma troca de água pelo menos 50% tambem é aconselhado...

IN: mundoaquatic.blogspot.com