Nano - Normalmente está associado a um aquário com pequena dimensão, apróximadamente 40 Lts de água doce e 60 de salgada.
Após uma pequena definição elaborada por mim (conceito que é variável), existem várias formas de definir mas eu acho a mais correcta. Parece que estamos a entrar "na febre" dos Nanos , eu próprio tenho 2 um é a maternidade e hospital de 5 Lts o outro é Reef de 60 Lts de capacidade.
Não aconselho este tipo de aquário a iniciantes porque são muito instáveis e variam rápidamente, tornando-se um desafio para qualquer aquáriofilistaa, embora saiba quem se tenha iniciado num destes aquários e conseguiu ter bons resultados, mas é necessário muitos testes e ter um especial cuidado, pois não há margem para deslizes.
Normalmente são aquários com custos mais reduzidos, tanto em equipamento como fauna e flora (embora o layout fique na maior parte dos casos igualmente atractivo), um erro muito usual é colocar espécies muito grandes para a litragem ou então optar por colocar muitas espécies ficando o aquário subpovoado... outro erro continua a ser utilizar os globos de vidro, embora por vezes se refira a aquários muito mais pequenos. O problema dos globos de vidro é a sua forma não própriamente a litragem. Mais um conselho... apesar de já ser banal os nanos continuam a ser ilegais de acordo com a lei portuguesa.

IN: mundoaqutic.blogspot.pt